HOME|PARA VOCÊ

Quais problemas podem afetar o dente de leite?

Por:Lume Odontologia

|

Postado em:  27/02/2020

Todo cuidado quando se trata da saúde bucal das crianças é pouco, principalmente com problemas que podem aparecer nos dentes de leite. Doenças bucais ou até mesmo traumas, podem afetar a dentição permanente. Por isso, fique atento à boca de seu filho para evitar futuros problemas.

 

QUAIS PROBLEMAS AFETAM OS DENTES DE LEITE?

A higiene bucal é essencial para manter a saúde bucal em dia, mas o excesso de escovação pode causar a fluorose dentária. Ela acontece por conta do flúor presente nos cremes dentais e a sua abundância pode deixar os dentes manchados. As manchas possuem tonalidades entre marrom ou amarelo, e é facilmente confundida com a cárie.

Já a cárie, pode aparecer por conta de uma higiene bucal precária ou por causa da alimentação. PREVENÇÃO é a palavra-chave para evitar esse problema e caso você identifique algo diferente nos dentinhos do seu filho, procure um odontopediatra.

Outro problema também que pode aparecer é a erosão dentária, um transtorno que provoca a diminuição da espessura do esmalte do dente. Ela pode ser provocada por consumo excessivo de substâncias ácidas ou por usar muita força na hora de escovar os dentes.

 

TRAUMATISMOS NOS DENTES DE LEITE

As crianças são mais suscetíveis a acidentes envolvendo a região bucal, principalmente na hora das brincadeiras. Os traumas podem gerar consequências visíveis ou não visíveis, e por isso é preciso ficar atento para que os dentes, tanto o de leite quanto o permanente, não sejam prejudicados. Só um odontopediatra é capaz de avaliar os problemas e orientar os pais sobre os cuidados a serem tomados na área afetada e se será necessário ou não algum tratamento.

 

Por isso, qualquer sinal de trauma na região bucal, venha para a LUME ODONTOLOGIA para evitar problemas na dentição do seu filho.

 

PREVENÇÃO E CUIDADOS

A maior prevenção e cuidado que você deve ter com a saúde dos dentes de leite do seu filho é a higiene bucal correta. O ideal é que sejam usadas escovas de dentes de acordo com a idade dele, com cabeça pequena e cerdas macias. A alimentação também é um ponto importante. A diminuição do consumo de açúcar e de bebidas ácidas auxiliam na prevenção da cárie e da erosão dentária.

 

#FicaADica

O auxílio dos pais quando se trata da saúde bucal das crianças é muito importante. É possível evitar problemas nos dentes de leite através de visitas regulares a um odontopediatra. Lembre-se: Ao notar qualquer sinal de anormalidade nos dentes do seu filho, procure a LUME ODONTOLOGIA!  Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp e marque uma avaliação.

SIGA A LUME NAS REDES:
Quer fazer sua avaliação?