HOME|PARA VOCÊ

Fluorose dentária: O que é e como prevenir?

Por:Lume Odontologia

|

Postado em:  19/03/2020

O flúor é um mineral que faz bem para os dentes, mas é preciso ficar em alerta com o seu consumo, principalmente quando se trata das crianças. O excesso de flúor no organismo faz com que apareça manchas brancas, amarelas ou marrons nos dentes. A LUME ODONTOLOGIA explica o que é a fluorose dental e os problemas que ela pode causar nos dentes do seu filho.

 

O QUE É FLÚOR?

O flúor é um dos minerais encontrados na natureza e geralmente é adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cárie nos dentes.

 

O QUE É FLUOROSE DENTAL?

Apesar de ser um grande aliado para reduzir o aparecimento de cárie, o flúor pode causar problemas na estrutura dentária durante a infância se estiver em excesso. O alto nível de flúor provoca reações químicas nos dentes que estão em desenvolvimento, deixando-os com uma aparência cheia de manchas esbranquiçadas, amareladas ou amarronzadas. A fluorose dental é capaz de deixar os dentes com um aspecto opaco, descuidado e doente.

 

PREVENIR É POSSÍVEL!

. Produtos específicos

Fique atento nos produtos que o seu filho usa para cuidar dos dentes. Dê preferência aos produtos específicos para a idade dele na hora de realizar a higiene bucal.

 

. Ingestão de produtos fluoretados

Dependendo da idade da criança, é comum que na hora de escovar os dentes ela engula a pasta de dente. Por isso, acompanhe seu filho na hora da higiene bucal e lembre-se que a quantidade de creme ideal para ele deve ser equivalente a um grão de arroz cru.

 

. Níveis de flúor da água

É comum encontrar o flúor na água para evitar o aparecimento de cárie e é importante saber qual o nível do mineral presente na água. Se houver excesso da substância, tenha cuidado, buscando outras fontes.

 

TRATAMENTO

O tratamento da fluorose dentária varia de acordo ao nível do caso e é feita através de procedimentos estéticos para devolver a aparência original dos dentes. Em casos mais graves, é preciso fortalecer a estrutura dos dentes através de restaurações das regiões comprometidas.

 

#FicaADica

A fluorose dentária é perigosa para a saúde dental do seu filho e para evitá-la, faça acompanhamentos periódicos com um odontopediatra. Marque uma avaliação com a Dra. Lúcia Baumotte aqui na LUME ODONTOLOGIA através do WhatsApp e garanta um atendimento com toda atenção e carinho que o seu pequeno merece!

SIGA A LUME NAS REDES:
Quer fazer sua avaliação?