HOME|PARA VOCÊ

Bruxismo Infantil: O que é isso?

Por:Lume Odontologia

Postado em:  19/11/2019

O bruxismo é super comum. O nome parece “estranho”, mas bruxismo é o hábito de pressionar e ranger os dentes. Pode aparecer nos nossos pequenos, tornando-se comum até os 6 anos de idade e, depois dessa fase, é considerado bruxismo infantil.

Há dois tipos de bruxismo infantil: o em vigília e o do sono. O em vigília acontece quando o ranger dos dentes é feito pela criança acordada e o do sono, como o próprio nome já diz, quando ela está dormindo.

Quer saber mais?

CAUSAS DO BRUXISMO INFANTIL

Ele pode ser causado por stress e ansiedade. Algumas situações como uma rotina agitada podem desencadear o hábito. Problemas físicos também podem causar o bruxismo infantil, como má oclusão ou mordida desalinhada, problemas respiratórios, deficiências nutricionais e fatores hereditários.

Os sintomas do bruxismo infantil podem ser listados como:

. Dentes lascados, achatados, fraturados, soltos;

. Dor na mandíbula;

. Insônia;

. Ranger ou apertar os dentes;

. Dor de cabeça;

. Ansiedade, irritabilidade, estresse;

. Fadiga facial;

. Dor na articulação temporomandibular (ATM).

DIAGNÓSTICO

É fácil identificar se os nossos pequenos têm bruxismo infantil. É importante ficarmos atentos com os movimentos que eles realizam com a boca, acordados ou dormindo. Caso desconfie que a criança tenha bruxismo infantil, procure um profissional capacitado para confirmar a sua suspeita. A LUME ODONTOLOGIA pode ajudar!

TRATAMENTO

Para o tratamento, pode ser usado uma placa de bruxismo para minimizar o atrito entre os dentes e, caso o hábito esteja relacionado ao alinhamento dos dentes ou à estrutura bucal, um tratamento ortodôntico pode ser necessário.

DICA DA LUME: COMO AMENIZAR OS SINTOMAS EM CASA

Algumas maneiras podem auxiliar em casa a sua criança a diminuir o atrito dos dentes. Incentive-a a mastigar desde pequenos e pelo ponto de vista emocional, estabeleça um ambiente tranquilo.

#FicaADica

O bruxismo infantil pode trazer consequências à saúde bucal de seu filho. Fique atento aos hábitos dele. Caso haja a suspeita, venha para a LUME ODONTOLOGIA! Atenderemos seu pequeno com o maior carinho e atenção.

SIGA A LUME NAS REDES: