HOME|PARA VOCÊ

Atenção! O uso prolongado da chupeta pode apresentar consequências.

Por:Lume Odontologia

|

Postado em:  24/04/2020

Muitos pais costumam dar a chupeta para o bebê não chorar e ficar mais calmo. Para você pode ser uma solução, mas sabe quais problemas a chupeta pode trazer à saúde bucal do seu filho? Se ela não for removida no tempo certo, pode ocasionar danos no desenvolvimento da criança. A Dra. Lúcia Baumotte dá algumas orientações.

 

QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS?

. Respiração oral

O costume de usar chupeta pode fazer com que seu bebê respire da maneira errada. A respiração oral incorreta pode prejudicar a postura corporal, fazer com que ele tenha o sono agitado e, às vezes, até roncar.

. Alterações na mordida

O uso prolongado da chupeta pode ocasionar em mordida aberta ou mordida cruzada. A mordida aberta pode fazer com que os dentes fiquem com um espaço entre eles, entre os superiores e os inferiores. Já na mordida cruzada, a arcada inferior pode ficar mais aberta com relação a superior. Dependendo da gravidade que o uso da chupeta gerar nos dentes, pode ser necessária a correção com aparelho ortodôntico.

. Problemas na articulação da face

A chupeta também pode causar deformações no desenvolvimento das estruturas da boca e do rosto. Ela faz com que os ossos da face cresçam desarmonicamente, prejudicando as funções de deglutição, mastigação, fala e respiração.

. A criança pode não aceitar mais o leite materno

Por conta de chupar chupeta, muitas crianças podem parar de aceitar o “bico” do seio da mãe para tomar o leite materno. O costume faz com que elas não aceitem pelo “bico” ser diferente.

 

QUAIS AS RECOMENDAÇÕES DA LUME PARA O USO DA CHUPETA?

Aqui na LUME ODONTOLOGIA, recomendamos aos pais dos nossos pequenos que o uso seja, no máximo, até os 2 anos e também é essencial que a criança não use a chupeta o dia todo. Procure conversar com o seu filho para ir eliminando aos poucos a chupeta, explicando que ele está crescendo e não precisa mais dela.

 

#FicaADica

Está difícil diminuir ou tirar o costume do seu filho de usar chupeta? A LUME ODONTOLOGIA pode te auxiliar nesse momento e também, com todo carinho e cuidado, cuidar da saúde bucal do seu filho. Aproveite que estamos nos preparando para voltar e agende uma avaliação com a odontopediatra Dra. Lúcia Baumotte. Clique aqui e fale agora com a gente!

SIGA A LUME NAS REDES:
Quer fazer sua avaliação?